29 de abril de 2016

RECEITAS COM SABOR {#3} Arroz integral e Cogumelos

Oi meninas. Tudo bem?
Não é para bebés, é para nós, mães, que temos uma vida muito atribulada e às vezes ficamos sem ideias - "mas o que é que eu vou fazer para o jantar?" "só me apetecia chegar a casa e deitar" - Bem, esqueçam! Deitar sem comer, é o pior que podem fazer à vossa saúde. Quando não souberem o que cozinhar e querem algo rápido (20 min é o que considero uma refeição equilibrada rápida), lembrem-se desta receita: Arroz integral com cogumelos biológicos. Foi o nosso jantar de ontem. E querem saber? Estava tão bom, tão bom, que comia hoje outra vez. E não sou só eu que digo, atenção! Há um homem cá em casa, que come por mim duas vezes e vem sempre com vontade de comer este mundo e o outro. Por isso se estão a pensar que não serviam isto aos vossos namorados/maridos porque iam ficar com fome, desenganem-se. A comida vegetariana é tão (ou mais) saciante que os pratos típicos. Mas vamos ao que me trouxe hoje, A RECEITA deste jantar!

Ingredientes
2 chávenas de chá cheias de arroz integral
3 chávenas de chá cheias de cogumelos biológicos já fatiados
pitada de flor de sal
pitada de pimenta
pitada de noz moscada 
1 copo de shot de cerveja preta
2 chávenas de café de natas vegetais


Preparação
Colocam um tacho ao lume com um fio de azeite, quando estiver quente, deitam o arroz integral, mexem até ganhar um tom mais escuro, colocam 1 chávena igual à do arroz, de água a ferver, mexem pela última vez e deixam a cozer em lume brando (5/6). 
Entretanto, pegam numa certã, colocam um fio de azeite, deixam aquecer, colocam os cogumelos, a pitada de sal, pimenta, noz moscada e outros condimentos que possam querer juntar a gosto. Vão mexendo até refogar bem (o cheirinho começa a sentir-se, os cogumelos começam a ganhar cor). Vão dando uma olhadela ao arroz para não queimar. Já está na altura de juntar a cerveja preta aos cogumelos, mexer até ferver. Quando estiver tudo a borbulhar, juntam as natas vegetais e podem desligar o fogão. O arroz já está sem água, podem desligar e está tudo pronto a ser servido. 
Tudo demorou uns 20 minutos, que é o tempo ideal para o arroz integral cozer.
Acompanhei com uma fatia de pão de cereais, tomate cherry e refresco de limão. 


Beijos e lembrem-se de comer bem!
A mãe, Lígia Antelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

É sempre bom ouvir a tua opinião, por isso fico à espera do teu comentário!
a Rapariga do Tutu de Diamantes agradece ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...