22 de setembro de 2016

RECEITAS COM SABOR: Cocos com Laranja

Cá em casa todos adoramos cocos, até a mais pequena já sabe o que é bom e, claro, não podia deixar de lhe dar um bocadinho. Aperfeiçoei para algo mais saudável, a receita da minha avó. Como todas as avós, e a minha não é excepção, a mão foge-lhe sempre para o excesso de açúcar. Quem não gosta não é? Mas como gosto de fazer esta receita com alguma frequência, tive mesmo de adaptá-la às nossas necessidade, e que não eram certamente, a falta de açúcar.
Quem me segue pelo snapchat e pelo instagram, sabe que estive um sábado inteirinho enfiada na cozinha, a preparar a comida/doces para o aniversário da M. Era o primeiro aniversário, eu fiz muita, mesmo muita questão de lhe fazer TUDO. Desde do mais sórdido pormenor. Muitas de vocês também me enviaram mensagem a pedir a receita, eu sei, eu sei, estou em falha porque ainda não vos dei, mas tem sido muito complicado eu gerir toda a vida pessoal, com a da M, assuntos profissionais, enfim... Mas cá estou eu com mais uma receita deliciosa, fácil, prática e saudável.


Ingredientes
1 ovo
200 gr de coco ralado
Sumo de uma laranja (opcional juntar raspa)
1 chávena de chá de açúcar mascavado

Preparação
Liguem o forno a 200 graus, comecem a distribuir as formas onde vão colocar a massa dos cocos, pelos tabuleiros do forno, irá facilitar muito mais o vosso trabalho e poupar-vos tempo.
Numa taça grande, coloquem o pacote do coco ralado, a medida do açúcar e o ovo -agora vem o segredo dos meus cocos- com as mãos limpas, começam a misturar os ingredientes, mas sem amassar, sem fazer bolas, nada disso, de forma muito suave, só até o ovo estar desfeito e os ingredientes estarem "ligados", a massa tem de ficar soltinha. Colocam o sumo de uma laranja, tenham cuidado com os caroços, voltem a dar uma mexidela pela massa e se quiserem sentir bem, o aroma da laranja, acrescentem algumas raspas.
Comecem por separar a massa pela formas, mas sem encher muito, porque cresce bastante no forno. Baixem a temperatura para 150 graus, coloquem os vossos cocos no forno por 10/15 minutos max. 
Quando forem espreitando e virem que estão a ficar com um tom "moreno" como na foto em baixo, está na hora de os retirar do forno, senão vão ficar muito secos. 
Coloquem-nos num prato giro, de preferência uma boleira com tampa, para que durem mais de dois dias e continuarem húmidos. É uma excelente opção para aquele docinho depois do jantar!




Beijos, beijos.
A mãe, Lígia Antelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

É sempre bom ouvir a tua opinião, por isso fico à espera do teu comentário!
a Rapariga do Tutu de Diamantes agradece ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...