23 de março de 2017

RECEITAS COM SABOR: Francesinha Vegetariana

Nunca fui amante do nosso típico prato nortenho, que faz movimentar muitas pessoas de outras cidades a virem prová-lo. Já sabem do que falo? A francesinha,essa mesma. Por minutos, esqueçam todas as que já comeram e tentem perceber que esta versão é mais saudável, é do bem e muito saborosa. 
Aprendi a receita num dos workshops com a Maria Aragão, autora do blog e livro Omoletas sem Ovos, fiz apenas umas alterações a gosto, Na semana em que ela ensinou a fazer, eu coloquei em prática e não era para a trazer ao blog, se não tivesse corrido tão bem, daí a ausência de mais fotos. Espero que gostem da facilidade com que se faz e que coloquem em prática. Eu já deixei a promessa feita, de fazer um jantar só com a francesinha vegetariana para uns amigos, depois do apreciador de francesinha cá de casa ter aprovado e publicitado.  

INGREDIENTES
Pão de forma Bimbo s/ côdea
Queijo fatiado Violife
Courgette
Pimento Vermelho
Cogumelos Marron gigantes 

Molho
1 cerveja
1 caldo vegetariano
1 colher de sopa de mostarda dijon
leite vegetal de arroz
molho inglês 
pimenta preta
noz moscada
alho seco
louro
sal   


PREPARAÇÃO
Primeiro ligamos o forno a 180ºgraus. Cortamos a courgette em rodelas finas, o pimento e arranjamos os cogumelos. Colocamos uma certão em lume brando com um fio de azeite e passamos os legumes e os cogumelos até ganharem uma corzinha. Enquanto os legumes estão a cozinhar um pouco, retiramos o pão e espalhamos num tabuleiro de forno. Desligamos os legumes e os cogumelos, ficam aguardar. Entretanto, num tacho colocamos, a cerveja, o leite vegetal e todos os temperos a gosto. Mexemos. Levamos as fatias de pão ao forno só para ganharem aquela consistência crocante e sem torrar. O nosso molho já começou a ferver e vamos mexendo, para que as especiarias soltem os aromas e perfumem a nossa "poção". Retiramos o pão do forno, colocamos uma fatia de courgette, de pimento, queijo e os cogumelos, terminamos com outra fatia de pão e queijo a cobrir. Volta para o forno até gratinar o queijo, colocamos no prato de servir e regamos com molho a gosto. Para acompanhar, uma salada de tomate cherry com vinagre balsâmico e coentros. 



Beijos, beijos.
A mãe, Lígia Antelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

É sempre bom ouvir a tua opinião, por isso fico à espera do teu comentário!
a Rapariga do Tutu de Diamantes agradece ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...